Navigation Menu+

A Ameaça Fantasma

Posted on Feb 5, 2010 in Holocast

Os irmãos Rafael Bezerra (DM Rafael) e Daniel Bezerra (Dbohr) batem um “papo de cantina” sobre Star Wars. Neste episódio-piloto discutem a história das várias encarnações RPGísticas do universo, do d6 West End até o d20 Saga!

[00:12] Apresentação
[01:13] Abertura
[02:00] Edição WEG
[09:54] Sabre de luz do Nescau
[13:22] Construindo sabres de luz
[24:45] Primeira edição d20
[41:40] Edição revisada
[55:24] Edição Saga
[78:00] A ameaça fantasma

Nossa trilha sonora é cortesia de MARCOS KLEINE. Para conhecer o artista, acesse MarcosKleine.com.br

Ilustrações de capa do mp3 e desta postagem © 2010 Rafael Bezerra.

[relatedPosts]

31 Comments

  1. Vamos lá.
    Ainda não ouvi tudo do podcast mas até agora o que posso dizer é que gostei bastante.
    Nunca joguei star wars RPG, espero com esse podcast aprender um pouco mais do sistema e do próprio cenário de campanha.
    Espero que saiam mais podcasts!
    Parabens pelo trabalho!

    • Valeu Tiago! Espero que você curta o resto do episódio. Como dissemos, é mais um bate-papo informal do que um review de verdade dos sistemas e mecânicas, mas acho que da pra ter uma ideia geral.

      Agora se curte Star Wars, recomendo muito o sistema Saga. Ele é muito bom e dinâmico! Nos próximos episódios vamos nos aprofundar nele.

  2. Muito bacana, nossos horizontes se expandindo 😀

    Valeus Rafael, e que a força bla bla bla 😀

  3. Que bom que gostaram! Obrigado ao pessoal do Terceira Terra pelo espaço e apoio!

  4. Ficou duuuuuuuca… Parabéns aí pro Rafael, Daniel e o cachorro latindo no fundo… hehehehe! Os comentários dele foram ótimos.

    Hahahahaha!

    Brincadeira a parte, ficou excelente e espero poder participar de alguma edição no futuro.

  5. Muito bom!!! Gostei muito desse passar de eras! Eu não joguei nenhuma das duas, na verdade só ouvi faalr delas e quase comprei o Saga mas ando sem grupo e um livro em inglês (e um pouco "caro") não ia ajudar… fazer o que.

    olha o som está muito bom! Não sei quem a voz mais grave mas é um pouco mais difícil ouvir o que você fala, quero dizer sua voz não está tão limpa quanto a outra mas consigo entender 98% do que você fala, só algumas palavras fugiram mesmo. A duração está boa.

    • Provavelmente é a minha voz. Mas não se preocupe, quando falo mais baixa geralmente é um pensamento alto que escapa 🙂

      Em todo caso, vou me esforçar para ser sempre mais claro.

  6. Agora um coisa importante, vocês vão faalr só do RPG?

    É que eu organizo os podcastas que eu faço dwnload, e tenho uma pasta para os de RPG e outra para os que não são. Mas claro só baixo os podcasts bons. E não queria bagunçar minha biblioteca…

    Há! Vejam com o marcelo o que ele marca no arquivo para os tocadores reconhecerem o arquivo como podcast que finalmente vi um celular ter algo nessa lista… apesar que tava testanto o wi-fi do cel e baixei os episodios do saite… então não sei bem como foram parar lá, mas sei que manualmente eu não posso colocar nada lá…

    Bem é isso esperando o proximo!

    Desde quando tem limite de caracteres?

    • Sim, o podcast é sobre RPG. Isso não quer dizer que não vamos comentar outras coisas do universo de Star Wars como games, notícias e tal, mas o foco dos transmissões será sempre o jogo.

      • Bom saber, vou atualizar minhas pastas!

    • Basicamente, se você baixa o arquivo mp3 através de um aplicativo (computador ou aparelho celular) que reconhece feeds, ele irá entender que é um podcast e acrescentar duas características: indicar se já foi ouvido ou não, e retomar da posição em que você parou de ouvir, caso você feche o aplicativo ou ouça outra faixa.

      Recentemente, o Winamp recebeu uma atualização e a partir dela ele reconhece mp3 com o gênero "podcast" na tag ID3 como tal, e passa a ter o mesmo recurso de voltar a tocar do ponto em que você parou de ouvir, mesmo se fechou o programa.

      Seu celular pode ter um recurso parecido.

      • Não sabia desses detalhes de funcionamento! Mas gostei do detalhe (em partes… afinal teria que baixar sempre pelo celular para ele saber o que eu fiz… eu acho… to vendo ainda o gerenciador qudo PC que veio com ele).
        E sobre o winamp é uma boa novidade, valeu!

  7. Grande Rafael! Que grata surpresa! Curti muito este episódio, me fez voltar no tempo e relembrar o velho livro da West End que tinha no Além da Imaginação…

    O episódio ficou ótimo como introdução! Espero ansiosamente pelos próximos!

    • Valeu, Sharp! Nós curtiamos muita a edição da West End, e por muito tempo foi o meu RPG favorito. Por isso mesmo, tenho um carinho muito grande por ela. Mas se você ainda não conferiu a edição SAGA, não perca tempo!

      Ela é muito divertida e dinânica, além de resgatar alguns pequenos elementos clássicos da West End. Isso é mais claramente visto no título de alguns suplementos, que são referências óbvias.

      • Ah, com certeza eu conheço e curto o Saga! Não estou jogando muito ele, pois peguei uma fissura absurda pela 4e. Mas tenho uma campanha hibernando que começou com o RCB e depois migrou pro Saga.

        E justamente por isso estou ansioso para mais episódios sobre o Saga!

        Não sei muito bem como vocês vão lidar com o assunto, mas seria legal ver episódios sobre o crunch… E sobre fluff, principalmente cobrindo os suplementos lançados. E classes de prestígio! Não deixem de falar sobre as classes de prestígio, de preferência puxando pelo fluff e como o conceito casou tão bem com SW!

        Mandem ver!

  8. Muito bom, um histórico bem interessante!

  9. Fazem algumas comparações entre o RPG de Star Wars e DnD.
    Vale mencionar que os dois têm uma grande diferença na sua formação.
    No DnD, a história surge junto com o sistema, e a maior parte dos materiais sobre o universo vêm dos próprios livros de RPG.
    O RPG de Star Wars surgiu após a história, tentando criar regras para aquilo que é visto nos filmes, jogos, quadrinhos, livros e outras fontes Star Wars.
    Esse propósito de mais adaptação que criação torna as coisas um tanto mais complexas, causando também a mencionada saturação do sistema, quando começam a tentar adapatar elementos de fontes conflitantes ou criar novas coisas.

    • Exatamente! E curiosamente, o D&D sofre do mesmo mal toda vez que muda de edição. Como a história é baseados nas regras do sistemas, mudam as regras, o cenário fica capenga. Vide a dificuldade de adaptar Dragonlance.

  10. Fala Pessoal do Holocast.

    Parabéns pelo excelente trabalho DM Rafael e Dbohr, a iniciativa do canal de Star Wars é uma grata surpresa, aguardo novos episódios. Assim como as sugestões das Classes de Prestígio, de Fluff e Crunch solicitadas pelo SharpWalker, ficam as minhas sugestões também. Falem um pouco sobre as séries de quadrinhos que sairam e a que está saindo atualmente nas bancas, e também um tira dúvidas. Aproveitando a idéia do tira dúvidas mando a primeira, no sistema SAGA eu não entendi por que as fichas dos NPC´s como Obi-Wan e Darth Vader tem pontos de força mais baixos do que um personagem jogador, estariam eles meio desbalanceados?

    Que a força esteja com vocês.

    • Valeu, Rodrigo! A força que a galera ta dando aqui é um grande incentivo pra gente. Já estamos para gravar o próximo episódio e esperamos que seja publicado após o carnaval.

      Sempre que possível, vamos citar alguma série interessante (HQ ou de televisão) ou ainda algum exemplo de nossos jogos (se for relevante comentar). Mas acredito que nos primeiros episódios vamos focar mais em fluff e sugestões para jogadores e mestres.

      A parte crunch acho que será mais bem aproveitada no fórum TPK. Aliás, Vou abrir um tópico agora mesmo.

      Quanto as fichas do livro, a primeira coisa que temos que levar em consideração é que a maioria dos builds oficias tem alguma espécie de erro na montagem. Em segundo, imagino que a ficha de um NPC estabelecido não precisa estar com os pontos como se tivesse acabado de passar de nível. Quando monto meus NPCs, costumo deixar metade dos Force Points totais. Aparentemente esse também é o método usado em muitas fichas oficiais.

  11. Ah pessoal, comentem sobre as suas campanhas de Star Wars, alguma cena heróica marcante? ou mesmo um queda de um personagem ao lado negro?

    Até mais, e que a força esteja com vocês.

  12. Muito interessante e completo esse Podcast. Vou acompanhá-lo. Não conheço muito de RPG e não sou fanático por Star Wars, mesmo assim gostei, mesmo sendo um quanto extenso. Foi uma viagem nostálgica. Só não sei se sobrará o que dizer para os próximos episódios rsrsrs.

    • Esse episódio realmente foi bem extenso, mas foi muito assunto para comentar! O problema é: SEMPRE tem muito assunto para comentar, por isso acredito que sempre teremos o que falar de Star Wars. O problema apenas é controlar o tempo 🙂

  13. Sou mestre de uma campanha pelo Fantasy Grounds na antiga republica! Uso o Saga que e muito loco e realmente dinamico, infelizmente afranquia se encerrara com o lacamento a das regioes desconhecidas! Mas as nossas sessoes continuam firme e forte! 🙂 O Fantasy Grounds e pago e excelente! voupostar umas imgs da minha campanha que estava mestrando HOJE! 🙂 Dois Jedis, uma mandaloriano, um soldado e um scoundrel!
    imagens ai
    http://img8.imageshack.us/i/screenshot0003h.png/
    http://img62.imageshack.us/i/screenshot0002.png/
    http://img651.imageshack.us/i/screenshot0001e.png
    http://img28.imageshack.us/i/screenshot0004.png/

    • HAHAHAHA! "GM: MEATBAG"

      O Fantasy Grounds é um programa que eu queria muito conseguir testar, mas achei um tanto complexo, e todo vez que ia testar dava problema de conexão com a outra pessoa, ou o programa de conversa. Aliás, vocês usam o Team Speak ou o Skype?

      Achei muito legais as imagens do teu jogo, parabéns.

    • Muiti legal!

      • Curioso… aquela thundercat é uma Cathar, né? No KOTOR eles tem mais a cara de um shifter de D&D, o que acho muito legal. Mas numa HQ da antiga república eles tem mais cara muito leonina, achei um caído.

        • os machos tem mais pelos!
          Aquela mocinha e juhani que estava trabalhando de auxiliar portuaria como punicao e isso estava a deixando meio anciosa! 🙂 ai ela saiu com os herois pra investigar o que estava deixando os kath hounds mais furiosos! 🙂
          E nas outras imgs era msm a Atris e Kreia no conselho,ambas sairam em missao! Atris foi investigar Holocrons e a Kreia foi pra MalachorV onde nossos herois estavam sendo torturados! 🙂

  14. os machos tem mais pelos!
    Aquela mocinha e juhani que estava trabalhando de auxiliar portuaria como punicao e isso estava a deixando meio anciosa! 🙂 ai ela saiu com os herois pra investigar o que estava deixando os kath hounds mais furiosos! 🙂
    E nas outras imgs era msm a Atris e Kreia no conselho,ambas sairam em missao! Atris foi investigar Holocrons e a Kreia foi pra MalachorV onde nossos herois estavam sendo torturados! 🙂

  15. Muito bom o primeiro episódio. Como fã de Star Wars RPG, sei que vou tirar muito proveito dos próximos episódios.

Qual sua opinião? Comente!

RSS FeedAssine o RSS do Holocast e não perca nenhum episódio

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE
%d bloggers like this: