Navigation Menu+

Eu já previ isso

Posted on Apr 21, 2010 in Holocast

DM Rafael e Dbohr debatem um assunto há muito previsto por quem os acompanha: como usar, desviar, ignorar ou jogar o cânone pela «airlock»! Embarque nessa viagem e descubra que o futuro sempre em movimento está…

00:12 – Apresentações Pessoais
01:22 – Papo de Cantina – Clone Wars no Cartoon Network
05:20 – Final da linha de RPG Star Wars SAGA
11:40 – Cânone, aliado ou inimigo?
16:21 – Evitando o Cânone
18:18 – Distanciamento de tempo, espaço e foco
22:20 – Chutando o Cânone
27:01 – Jogando com os personagens canônicos
30:12 – Dificuldades ao chutar o Cânone
35:34 – Trabalhando com o Cânone
40:43 – Graus de relevância do seu Cânone
44:32 – Adaptando Cânone de outras mídias para seus jogadores
48:48 – Confirmando o Cânone com suas ações
53:18 – Encerramento

Link:
– Qui-gon Jinn worst jedi ever http://www.youtube.com/watch?v=_Z29OVZLbZk
-FIGWIT – Frodo Is Great, Who Is That? http://en.wikipedia.org/wiki/Figwit

Ilustrações de capa do mp3 e desta postagem © 2010 Rafael Bezerra.
Todos os efeito sonoros se Star Wars foram feitos a partir do Star Wars Soundboard.

Nossa trilha de abertura é cortesia de Marcos Kleine. Para conhecer o artista, acesse MarcosKleine.com.br

Depois de ouvir, comente este episódio no TPK Brasil.

[relatedPosts]

5 Comments

  1. Muito bom 😀 tenho muitas considerações a fazer, mas prefiro usar o fórum TPK pra isso.

  2. Rafa, realmente muitas pessoas tem MEDO de passar perto do CANONICO, mas ele ta ai pra gente brincar com ele e ate moldar elese possivel!
    Parabens ai pela excelente iniciativa! ^^

  3. Primeiramente, vamos considerar o óbvio: Se é canônico, ACONTECEU! Não há motivos para ser mudado, esquecido, apagado! Senão, para que existiria a canonicidade? Qual o motivo de se mudar alg que já está cristalizado na história do cenário, que praticamente todos sabem que ocorreu daquela forma?

    Como vocês mesmos colocaram, a maioria das pessoas acham que jogar num cenário que já tenha em sua bagagem acontecimentos canônicos (Era do Império e a destruição da Estrela da Morte) sentirão que as façanhas de seus personagens serão menos importantes que as daqueles que irão desempenhar os grandes momentos daquele período.

    Por exemplo, se um jogador fizer um piloto de X-Wing que for combater na Batalha de Yavin, ele (o jogador) saberá já de antemão que, se o mestre não remover a canonicidade do cenário, as seguintes coisas poderão acontecer:

    1) Seu piloto irá engrossar a longa contagem de baixas na batalha logo na primeira investida contra a trincheira onde está o duto em que se deve disparar o Torpedo Proton (ou seja, seu caça irá ser um dos que explodiu em combate logo na primeira tentativa dele ser o herói que vai roubar a cena do Luke), ou

    2) Ele irá destruir alguns Tie-Fighters, e terá sorte de não encontrar o Tie Advanced do Vader pela frente e sairá vivo e, com alguma sorte, será um dos caças vistos na cena em que todas as naves voam para longe da Estrela da Morte que explode logo em seguida, ou

    3) Ele é um dos pilotos que acompanha o Luke na investida contra o ponto fraco da Estrela da Morte e servirá somente para: A) servir de escudo para o Luke enquanto o Vader explode o rabo dele e não o do Luke, ganhando tempo para o rapaz mandar um Torpedo e estourar a Death Star, ou B) Assistirá passivamente o Luke fazer todo o mencionado anteriormente e terá sorte de não ser acertado pelo Vader e virar estatística. E por fim:

    4) Tenta dar uma de herói, na tentativa de roubar a cena, consegue um 20 natural na jogada de ataque, acerta um disparo certeiro no duto, explode a Estrela da Morte e muda a história COMPLETAMENTE! E aí, todo trabalho de George Lucas foi jogado na privada e dado descarga. Na MELHOR DAS HIPÓTESES, se o mestre tiver um pouco de consciência, o que mudou na história é que não foi o Luke que destruiu a Estrela da Morte, e sim o personagem do jogador, e ele preservará TODOS OS DEMAIS ACONTECIMENTOS INTACTOS.

    "Ah, mas pensando assim você está sendo muito radical!"

    Pode ser que eu esteja. Talvez seja por isso que eu prefira conduzir minhas campanhas de Star Wars Saga durante a Velha República, EM PERÍODOS OCORRIDO ENTRE GRANDES ACONTECIMENTOS, que ainda não foram totalmente documentados, onde há, como foi bem dito pelo Dbohr, uma maior liberdade para desenvolver os eventos da campanha sem feri o cânone. Por exemplo, os jogadores em minha campanha foram responsáveis e reerguer a Ordem Jedi após o primeiro Expurgo Jedi, ocorrido logo após os acontecimentos do jogo Knights of The Old Republic 2 – The Sith Lords.

    Tive o cuidado de pesquisar MUITO antes de começar o jogo, para preservar as informações que eu daria aos jogadores durante o jogo, a fim de não prover informações erradas, e também garantir que os acontecimentos do jogo influenciassem os acontecimentos da campanha, e que também as ações dos jogadores expandissem e incrementassem as consequências que as ações dos personagens do jogo tiveram no cenário.

    É, na minha opinião, a melhor forma de aliar o canônico ao RPG, sem que um destrua o outro.

Qual sua opinião? Comente!

RSS FeedAssine o RSS do Holocast e não perca nenhum episódio

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE
%d bloggers like this: