Podcast: Play in new window | Download (Duration: 56:21 — 51.6MB) | Embed
Subscribe: Apple Podcasts | Spotify | Email | RSS
Rafael Bezerra e Paulo Antunes conseguem passar por vários obstáculos e Desafios de Perícia para resgatar Dbohr do congelamento em carbonite! Para comemorar este feito, o trio se reúne na cantina mais próxima e discute como integrar vários tipos de Desafios em seus jogos de SW Saga! Desaprenda o que aprendeu no d20/D&D, desligue o computador de alvo e abrace a versatilidade dos Desafios de Perícia!
00:00 O Resgate de Dbohr
02:22 Abertura e Papo de Cantina
18:00 Eu odeio estatística!
25:00 Armando um Desafio de Perícia
40:53 Lições dos RPGs Indies
46:43 Seja cinematográfico!
48:50 Encerramento
Links citados
• Terceira Temporada de Clone Wars na Cartoon Network
• Guildas no Universo Star Wars
• Trailer da novel Deceived
• Rock com ciência
• Han Solo, de MC Chris
Fale com a gente!
• holocast@terceiraterra.com
• @3aTerra, (lembre-se de usar a hashtag #holocast)
• www.universostarwars.com.br
Twitter dos apresentadores:
@holocastsw
@Dbohr
@antunesrj
Dúvidas de Star Wars Saga:
– http://www.formspring.me/holocast
Ilustração de capa do mp3 © 2010 Rafael Bezerra. Todos os efeito sonoros se Star Wars foram feitos a partir do Star Wars Soundboard e Holoáudios do Portal Universo Star Wars.
Nossa trilha sonora é cortesia de Marcos Kleine.
Em sua próxima compra na Saraiva, Amazon ou Book Depository, considere comprar de um dos links abaixo:
![]() Deceived no Book Depository por US$ 26,55 e frete grátis! |
[relatedPosts]
Galera,
Muito bom mais este podcast. Tenho curtido muito cada um deles, já que começo a entender algumas coisas sobre o universo RPG, por meio dos comentários de vocês. Gostei muito deste em particular, pois deu um vislumbre das possibilidades de jogo que existem, permitindo uma gama enorme de ações que não são limitadas, de modo geral, por regras.
Dbohr,
Graças a Força e aos nossos Amigos Paulo e Rafael, você está de volta e salvo da Carbonita. Seja bem-vindo de volta.
Paulo,
Tu é mesmo hilário!
Rafael,
Tenho uma sugestão de tema… como posso te passar isso?
Valeu a todos!!!
Muito bom o episódio. De fato, desafios de perícias podem ser utilizados em qualquer RPG. De GURPS a 3D&T. Gostei mais ainda do lance de resolver combates através deles. Vou experimentar isso na próxima sessão do meu grupo para ver se agrada… Abraço.
Bom dia, boa noite ou boa tarde para vocês do portal da Terceira Terra. É bom saber que o Holocast trouxe algo mais genérico dessa vez para discussão em pauta. Adoro quando os temas giram em torno do universo Star Wars ou resolução de cenas e posso dizer esse foi certamente o melhor Holocast até agora.
Dificilmente eu comento em podcasts de RPG por não ter lá muito o que falar. Pelo menos conteúdo de extrema relevância, que não me fariam passar por alto do foco do episódio. Claro, isso é apenas o que eu acho da minha capacidade intelectual para regras, porém dessa vez tenho algo que eu gostaria de comentar.
Em primeiro lugar, essa tal resolução de cena de Skill Challenges já foi chamada por um colega meu que gosta exclusivamente de AD&D como uma resolução automática e enfadonha, porém eu discordo. Por quê? Assim como foi frisado no episódio existe, além do jogo de cintura, o fator imprevisto ou a preparação da mesa.
Aconteceu de estar mestrando uma aventura no sistema d20 ambientada no cenário Tormenta (não me culpem, eu gosto, oras) e eis que um dos encontros propostos era um jogo de cartas para decidir o jogo. Entre as várias sugestões de como simular isso sugeriu-se uma rolagem consecutiva de dados, o que resultou em um alargamento da cena até que resolvemos pular para o começo da aventura quando os jogadores foram pegos desprevenidos pela gangue de bucaneiros que negociou a vida dos personagens por meio do jogo de cartas.
Resultado: não deu certo e acabou estragando grande parte da resolução e brilhantismo da cena preparada com esforço por mim e um colega.
Aconteceu algo similar com uma aventura de M&M em que o desafio era achar a fonte de radiação em meio ao deserto do Saara; o mestre não usou nada a não ser uma sucessão de rolagens que resultaram, obviamente, na presença de um prolongamento arrastado de um descrição que nem ia para frente ou para trás.
Em suma, a cena em si não deveria se limitar a uma descrição. A narração é importantíssima, mas o Skill Challenge ou mecanismos para resolução de cenas mostram que algumas vezes os eventos em um jogo precisam de saídas planejadas e montadas para não se ter uma colcha de retalhos em cima de uma cena que foi posta lá por meio de um capricho do momento ou para um sabor da aventura evocada por meio de cenas que dão mais cor à narrativa.
RPG é planejamento, é preparação, é acima de tudo um modo de abrir leque de possibilidades de ação e o Skill Challenge poderia (creio eu) ser usado para dar enfâse a vários caminhos planejados dentro de uma aventura utilizando o seu conceito para fugir de um script pré-determinado por um resultado no jogo.
Querer prever é um erro, mas ter um plano de ação sobre certas cenas é interessante e é primordial uma FORMULARIZAÇÂO, um estabelecimento de regras para poder-se manter controle sobre a experiência da aventura. Não necessariamente o seu direcionamento.
PS: O entrosamento foi tão bom que eu voto para mais vezes o trio se juntar. O papo fluiu bem e pelo menos teve uma pitada de humor dessa vez no episódio. O Paulo deixou um pouco mais colorido o episódio. Não o estou chamando de bufão, mas ele de fato sabe fazer rir, mesmo que por constrangimento.