Navigation Menu+

Controle narrativo

Posted on Jan 22, 2010 in Vozes da Terceira Terra

Ilustração: DharmaSattva


explícito

No revamp do Canal 2, Marcelo recebe o Tio Nitro em seu Skype para debater controle narrativo. Não tem como ter shownotes desse tipo de episódio.

Visite o NitroCast, no seu blog NitroDungeon e no blog Paragons.

Escreva para nós: contato@terceiraterra.com

13 Comments

  1. Muito boa a conversa!
    Por coincidência eu acabei de adquirir dois RPG indies com os dois sistemas comentados. O RPG da série Doctor Who q tem o sistema do Savage Worlds, com as story points e o RPG do Mouse Guard que utiliza o sistema do Burning Wheels.
    Estou muito a fim de mestrar esses dois e fiquei mais a fim ainda depois de ouvir o papo, mas eu achei meio difícil achar grupos de RPG indies . Mas eu realmente recomendo ambos sistemas.

    abs

    • Além do Theory form the Closet, recomendado pelo Nitro, outro ótimo podcast para conhecer RPGs diferentes é o >Atomic Array. Duas vezes por mês eles trazem entrevistas muito divertidas com os escritores ou editores de RPGs ou suplementos para RPGs pequenos ou médios que acabaram de ser lançados.

      • Onde achar jogadores para sistemas indies q fogem do normal??

  2. Muito bom! Acho q é um dos melhores poscass que já ouvi, sério. Agora fiquei interessado em usar Pontos Narrativos no meu jogo d Pathfinder.

  3. Corrigindo, um dos mlehores PODCASTS

  4. Fotinho doida em?

    ADOREI a conversa! Cara muito D+!!!

    Espero que venham outras…

    Pedidos de temas, bem… achei que podiam faalr mais sobre o Mouse Guard RPG.

    • Espero poder aplicar essas ferramentas de liberdade Narrativa logo… acho que era isso (entre alguma outras coisas) que eu procurava desde que comecei com o RPG, pena que como jogador não cheguei nem perto!

  5. Muito bom, já esperava que esse podcast fosse arrebentar mais não esperava que ele fosse ficar tão fuckinfoda como ficou, se eu conseguir colocar metade das idéias lançadas, em meus jogos concerteza me torno um mestre infinitamente melhor….. parabéns ….

  6. Nossa!
    Excelente podcast! Muuuuito bom! Sei que o Tio Nitro gosta muito do estilo MonoCast, mas com outras pessoas que sabem muito de RPG fica melhor ainda!
    Tragam o Tio Nitro mais vezes!
    Espero muito desse canal 2 😀

  7. Af, finalmente consegui ouvir o podcast! Todo mundo comentando e eu ansioso pra ouvir… mas ficou bem grandinho e queria ouvir de uma vez… a espera valeu!!

    Testei em minhas sessões de jogo um pouco do Fast Play de D&D que o Tio Nitro já postou no blog dele. Dano automatico, pontos de ação em todo combate, etc. Dá um pouco de trabalho pro defender, mas funciona que é uma maravilha! Muito rapido, sem quebrar a mecânica e nem a diversão estratégica. Quem quiser conferir o resumão ele colocou no comecinho do reporte de campanha: http://newtonrocha.wordpress.com/2009/12/10/11%C2

    Tô querendo há algum tempo colocar em prática os pontos narrativos…. o flash back eu tenho de usado de forma experimental, mas ainda com o controle muito na mão do DM… praticamente narro uma cena sugerida pelo jogador, mas não passo o controle totalmente para ele… vou tentar "largar o osso" e ver o que acontece na próxima aventura, hehe!

    Vocês estão de parabéns! Espero pelo próximo episódio do Canal 2! Já ví que o Annand vai participar! Legal!

  8. Cara! Fodástico!
    ou como diria o Tio Nitro: DOIDIMAIS!

    O episódio todo foi uma das melhores discuções que já ouvi em podcasts nacionais (e internacionais tb…)

    Os pontos que eu tive vontade de tocar são:

    – hehehe… eu tb sempre fiquei instigado a saber sobre a diferença entre ler e "escutar" um livro. Tenho ouvido alguns adiobooks por falta de tempo de lê-los, e eu sempre fritava com a dúvida de como se processa a cognição do conhecimento.

    – Aí, a conversa descambou (ainda bem!!!) prum papo mais cientifico, que eu tive vontade de ter sentado numa roda de buteco pra conversar com vcs. Sempre tive essa impressão não bem formatada, sobre o fato de uma sessão RPG ser uma forma de mídia única, de inputs e outputs ao mesmo tempo, dialeticamente…. e vcs contemplaram novamente minhas expectativas. Parafraseando vc mesmo, dois monstros do podcast rpgístico.

    Gosto muito de discutir Teoria do RPG. Na atual fase da minha vida tenho estudado RPG, muito mais do que jogado, lendo, inclusive teorias acadêmicas, ouvindo podcasts, etc. e isso tem me suprido a carência de jogo mais do que eu imaginava. A cada ano que passo, meu prazer jaz em distrinchar o assunto.

    E no final, foi impagável, os dois tentando terminar a conversa, mas sempre surgindo um assunto interessante, e o papo se extendendo… como em qualquer boa conversa entre amigos.

    Parabéns, a reformulação tá jóia!

    Abraços!

  9. Melhor podcast de RPG já feito no Brasil…

    Acredito que um podcast de Marcelo Dior e Tio Nitro, semanal, seria meu podcast de rpg predileto… O Tio nitro conversando sozinho as vezes faz com que a gente divague durante o episódio.. E não sou muito fã da nova formação do Vozes.

  10. Um ótimo episódio que levantou bons pontos, mas que poderia surgir essa discussão novamente com mais informações.

    Sobre a Narrativa Compartilhada, ela possui prós e contras e no podcast não se discutiram os contras e houve só enaltecimento dos prós.

    Narrativa Compartilhada é bom, porém o mestre pode perder o fio da meada e pôr uma campanha inteira a se perder. Os jogadores ficam com muito poder e podem abusar demais da coisa. Também cria-se uma regra implícita de verossimilhança na qual se o mestre e jogadores fizeram uma determinada ação no passado, a mesma ação pode ser replicada a qualquer momento no presente e futuro, em certos casos isso atrapalha o jogo, pois em determinados contextos certas resoluções devem ser exclusivas.

    Narrativa Compartilhada não é para qualquer grupo ou sistema ou idade. Tem chance de funcionar melhor em grupos de jogadores jovens adultos e experientes em RPG, exige-se jogadores maduros para tal. Faça Narrativa Compartilhada com um grupo de crianças, pré-adolescente e adolescentes e veja no que vai dá.

    Torço para sair outro podcast com o mesmo assunto, agora que os tais mestres devem dominar bem mais o assunto.

Qual sua opinião? Comente!

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE
%d bloggers like this: