Navigation Menu+

Mióóólos

Posted on Apr 16, 2009 in Vozes da Terceira Terra

Ilustração: Paulo Antunes


Em stereo!

O que fazer se a Guerra Mundial contra os zumbis começou no seu cenário de campanha? E pior… seus jogadores estão gostando da coisa?

Nesta sessão de Vozes da Terceira Terra, tratamos do uso do zumbi (do haitiano ao morto-vivo infectado) em jogos de RPG, tanto campanhas curtas quando longas. Elencamos os diferentes tipos de zumbi, melhor tipo de cenário para jogos de zumbi (apocalipse zumbi ou contágio contido num casarão) e damos dicas da hora em que você deve matar os PCs — e depois de quanto tempo eles devem ressuscitar como desmortos famintos por… mióóóólos.

SHOWNOTES:
[01:08] Recados e apresentação do tema.
[13:04] Qual a diferença desta para a «Sessão 7: Antagonistas, Monstros»?
[14:40] Tipos de zumbi.
[27:36] Características de uma história de zumbi.
[36:44] Como encerrar uma aventura de zumbi.
[41:54] Drama: matando a mãe, a filha e o NPC mais forte.
[43:54] O andar do zumbi / variedade de zumbis.
[46:31] Leia, Ouça, Veja.
[54:08] Contos lovecraftianos: «Desespero».
[56:25] Vinhetas de Rolando 20, QGNet e ZBCast.
[57:29] Vozes de Fundo.

LINKS CITADOS:
Neto na Terra de Og
• Furry Wars do Paulo Antunes [P&B] [Colorido]
Encontro Nacional Virtual de RPG
Inscrição para o Worldwide D&D Game Day no Rio de Janeiro
Estilingue: Nós atiramos a primeira pedra!
Pesquisa demográfica de ouvintes de podcasts (em inglês)
Jesus no Zombiewalk
Toda Carne Será Devorada (por Newton Rocha)
Universo Taikodom

Recomendamos:

RPGs:
• All Flesh Must be Eaten (Eden Studios, 1999)
• Unhallowed Metropolis (Eos Press, 2007)

MÚSICA:
• Thriller, do Michael Jackson
• Rob Zombie e White Zombie

FILMES:
• Todos os filmes de zumbi do George Romero
• Fido (Canadá, 2006)
• Planeta Terror (EUA, 2007)
• Zombi II (Itália, 1979)
• Jornada nas Estrelas: Primeiro Contato (EUA, 1996) [pelos borg]

LIVROS:
• Cell (Stephen King, 2008)
• Prey (Michael Crichton, 2002)
• Mais livros e zumbi (lista da Wikipedia)
• The Zombie Survival Guide (Max Brooks, 2003)
• World War Z (Max Brooks, 2006)

VIDEOGAMES:
• Série Resident Evil (Capcom)
• Série House of the Dead (Capcom)
• Série Silent Hill (Konami)
• Dead Space (EA, 2008)
• Carrier (Jaleco, 2000)
• Stubbs the Zombie: Rebel Without a Pulse (Wideload Games, 2005)
• Burn Zombie Burn (doublesix, 2009)

Trilha sonora cortesia de Marcos Kleine.
• Webiste: www.marcoskleine.com.br
• Blog: kleine.zip.net

Não se esqueça de comentar o programa em nossos fóruns.

30 Comments

  1. Pôxa, agora só vou poder ouvir quando chegar em casa 🙁 mas tá valendo, obrigado por repovoarem minha cabeça com vozes, tava tão silencioso que eu tava até ouvindo meus pensamentos.

  2. Baixando …

  3. Pessoal, baixei o pacote de winrar com a playlist, mas o arquivo está incompleto. No RAR vai até a parte 09, mas essa última parte da erro e não é descompactada.

    Estou baixando a versão integral para testar.

  4. @DM Rafael
    Acabei de verificar, e o rar está mesmo com problemas (a versão em um único arquivo está legal). Estou carrregando neste momento um novo rar para substituir o corrompido, mas pode levar até uma hora, graças à uma sacanagem do Virtua, que derrubou minha internet para 200 kbits.

  5. To ouvindo aqui agora. O remake do Madrugada dos Mortos é do Snyder sim. Muito bom aliás. Ali, assim como Extermpinio, os zumbis correm.

    E vocês falaram sobre zumbis animais na África como brincadeira, mas Resident Evil 5 é mais ou menos assim, pois se passa na África e tem animais infectados com o parasita.

  6. Não estou conseguindo encontrar o link para o rar, procurei com um Ctrl+F e só encontrei “rar” nos comentários. Estou cego ou louco?

    Ah, e o Silveira, do eutpodiatamatando é praticamente vizinho meu, hehehe, o cara se garante, tem ótimas sacadas no blog dele!

  7. @Xisberto
    Eu havia retirado para corrigir. Agora o botãozinho «download» está de volta, com o arquivo intacto (e conferido), logo abaixo do botão «audio mp3».

  8. O Furry Wars colorido deu um defeito. A imagem não carrega completa, cortando a parte de baixo. Confere aí?

  9. Tenho acompanhado o popcast desde o inicio, e esse foi um dos mais engraçados q por coencidencia, nessa ultima sexta-feira assisti uma serie de tv que trata exatamente desse holocasto zumbi, chama-se Dead Set, onde a coisa toda começa na inglaterra e os personagens principais sao a galera que tá dentro de um Big Brother e só descobrem depois que estão isolados na casa. Os zumbis que mais parecem uma torcida organizada de futebol querendo briga, totalmente malucos, os zumbis lembram muito o estilo dos zumbis do jogo Left 4 Dead.

  10. @Paulo Antunes
    Agora eu sei o que deu errado com o primeiro .rar! Foi a mesma coisa que aconteceu com a ilustração. Acabei de corrigi-la, já está inteira.

    E a partir de agora vou ficar bem longe de uma certa função do FileZilla.

  11. AEW
    ZUMBIS

    !!!!!!Baixando!!!!!!!

    (nota: eu tenho o livro “Guia de Sobrevivência a Zumbis”

  12. @Paulo Antunes
    Dead Rising: Chop Till You Drop
    “Game de terror sucesso no Xbox 360 leva seus zumbis para Wii. O jogador é Frank West, um jornalista que vai parar na cidade de Willamette em busca de um furo de reportagem. Lá ele se vê cercado por zumbis no shopping local. O Wii Remote é empregado para atirar e golpear os mortos-vivos que infestam o lugar. É possível repor a energia e trocar de roupas e armas, nas lojas e restaurantes espalhados pelo shopping. Outros habitantes da cidade também estão refugiados no prédio, e cabe ao jogador salvá-los ou não.”

  13. E no Wii a quantidade de zumbis por tela cai vertiginosamente… hahaha!

  14. Oi galera muito bom o podcast… tirando os probleminhas de atrazo mas acontece, bem uma coisa que vcs talvez fozem gostar sobre zumbis é o filme Dead Snow!!! bem legal são zumbis nazistas ta ai uma dica boa . ate mais e continuem assim.

  15. No Neverwinter Nights tem uma das missões na cidade que envolve Zumbis, se não me engano é um Yaun-Ti (uma das criaturas necessárias para fazer a cura) que assume a liderança de um culto da morte e (não me lembro como) transforma todos os mortos do cemitério da cidade em zumbis, antes de matar o Yaun-Ti você tem que passar por uma legião de Zumbis.

  16. Muito bom o episódio, valeu a espera!

    Lembrei da aventura de zumbis que certa vez mestrei, em 30 minutos de jogo metade do grupo morreu, não por zumbis, mas por eles mesmos, pois ao encontrar um carro funcionando o grupo iniciou um debate sobre para onde ir e quando os argumentos falharam tiros de revolver foram disparados… nunca mais mestrei aventuras assim…

  17. Fiz um desenho aqui… mas vou colorir no fds antes de entregar. 🙂

  18. Muito boa a sessão. Gostei bastante da abordagem. Tinha ouvido o podcast do THACO antes e com certeza o do Vozes é muito mais útil, e tão engraçado quanto.
    Mas fiquei com uma dúvida, não deveria ter saido mais um ep nesta semana. Acho que o vi um comentário do marcelo falando algo a respeito.
    Bem é isso. Parabéns pelo ótimo ep.

  19. @guaxinim @Kauê Sim, deveria haver um episódio especial, mais curto, na de quinta para sexta, mas vários problemas de horário (tanto meus quanto dos convidados) postergaram a gravação.

    Vocês ainda terão um episódio especial lançado no meio da semana que vem; não será o que gravarei com convidados, mas este vai sair em breve.

    Por sinal, vocês não perdem por esperar a Sessão 22. Eu não iria dormir no domingo antes de virar meia-noite se fosse vocês.

  20. O_O Yes sir! na verdade chego na madrugada de domingo (voltando do jogo de rpg) e já vou estar no pic!

  21. Valeu pelo esclarecimento Marcelo.
    Segunda 0 hs estaremos lá

  22. Muito bom, gostei das dicas, pode ser um tema interessante, meu deu dicas para a proxima seção, que estava sem ideias. To com o cerebro confuso, porque cocheileio no final na parte de falar besteira(quem mandou dormir tar e depois ouvir no escurinho…).

    Gostei de ouvir no som do meu imrão graças a uma cabo que liga ele no celular e também de cada voz sair saozinha em uma caixa… rodolfo você fica longe do marcelo e o neto? Sua voz era a unica que saia na direita…

    Há sim, pelo seu desenho, banho de acida em você apra ter certeza que não vai voltar de novo! ;P

  23. Muito bom episódio! Na sessão ouça, além do Michael Jackson (que tem mesmo cara de zumbi) tem muita coisa do Misfits (o clipe SCREAM principalmente), várias letras da banda Zumbis do Espaço, um dos últimos clips do Metallica (“All Nightmare Long”) são boas pedidas!

  24. ótimo episódio galera! continuem assim!

    só para constar a lista, já foi visto em Resident Evil:

    humanos;
    Cães;
    Corvos;
    plantas;
    elefantes;
    sangue sugas;
    insetos;
    aranhas;
    macacos;
    sapos;
    escorpiões;
    centepéias;
    tubarões;
    abelhas;
    cobras;
    baratas;
    mariposas;
    crocodilos;
    vermes;
    nautilus;

    se eu por acaso tenha esquecido algum por favor alguém me corrija (oh listinha…!)

  25. Excelente sessão!

    Eu não dava muito pelo tema, pois não sou muito fã de zumbis. Mas como sempre,vocês conseguiram surpreender e fizeram um episódio bastante útil e agradável (o que pode parecer um contra-senso, já que estamos falando de mortos-vivos…)

    Através dele, fiquei conhecendo a riqueza de cenários, livros e filmes sobre o assunto. Eu só conhecia os zumbis do Resident Evil…

    Mas vocês esqueceram dos zumbis na literatura brasileira! “Incidende em Antares”, do GAÚCHO Érico Veríssimo é, não é do Jorge Amado…) já virou até minisérie da Globo! O livro conta sobre um bando de pessoas que não são enterradas, e ficam perambulando pela cidade até receber um enterro digno! Chegando a entrar em decomposição e começar a feder! Como muitas abordagens, também é um tipo de crítica à sociedade, e uma análise da vida humana.

    Não posso deixar de citar o vampiro Acordador, do romance “Os Sete”, de André Vianco. O poder desse vampiro é acordar os mortos com sua voz. Mas nesse caso, a abordagem é tudo, menos crítica.

    Quanto ao conto do Laurinston, meu player não reproduziu o áudio direito, eu não entendi nada! Vou ver se o problema é na minha equalização…

    Bom, é isso. Fico por aqui, um abraço e até a próxima!

Qual sua opinião? Comente!

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE
%d bloggers like this: