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Retcon

Posted on Sep 15, 2009 in Vozes da Terceira Terra

E quando você está jogando a mesma campanha há tantos anos que as histórias lá do começo não se encaixam mais no jogo atual? E se você assumiu o jogo de outro GM, e precisa arrumar a bagunça da história pregressa daqueles personagens? Retcon é um método de alterar, acertar ou recontar o passado, alinhando-o às histórias presentes — ou mudando tudo radicalmente.

Nesta sessão sugerimos alguns motivos para se fazer retcon (ou “retroactive continuity”, a continuidade retroativa) e métodos de como fazer, de um modo o menos traumático possível para seus jogadores.

Plugue: Estilingue.

SHOWNOTES:

[00:00] Introdução e recados.
[05:30] Apresentação do tema.
[10:23] Quando fazer retcon?
[18:04] O retcon para preencher lacunas na história.
[22:20] Primeiro método: em formato de texto.
[26:28] Segundo método: jogar (e inserir) eventos no passado.
[34:00] Terceiro método: refazer completamente as antigas histórias.
[37:59] Quarto método: O retcon-continue.
[42:41] Vozes de Fundo.

LINKS CITADOS:
Blog Vorpal: Na dungeon, ninguém pode ouvi-lo gritar REDUX

Nossa trilha sonora é cortesia de MARCOS KLEINE. Para conhecer mais o artista, acesse MarcosKleine.com.br

Depois de ouvir, diga o que achou desta sessão em nossa área nos fóruns TPK Brasil.

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3 Comments

  1. Nossa, curti muito o episódio, principalmente por que o Taz falou bastante (geralmente vejo ele mais como comentarista).

    Falando sobre jogar uma determina situação de jogo duas vezes… em nosso grupo de Exalted tinha um jogador que interpretava um Sideral que era capaz de prever algumas horas no futuro. Assim, eu tinha um acordo com ele, ao me dar um sinal eu sabia que ele estava usando o poder e todos jogavama té ele estar satisfeito com a “visão”. Se ele gostasse do decorrer dos eventos estava valendo, caso contrário voltava-mos do ponto que ele ativou o poder.

    Outra coisa muito diferente do comum que vi ao ler o RPG do Diablo pra AD&D foi o fato dos jogadores poderem “salvar” o jogo antes de entrar em cada dungeon!

    Sobre o Retcon… sempre causou polêmica mesmo. Até no caso de “lacunas” preenchidas como o Netão falou, as vezes irritam o leitor (como no caso da saga dos clones do aranha que praticamente se valeu de “lacunas” pra mudar totalmente o contexto daquela fase do herói).

    No mais, obrigado por mais um episódio!

  2. Gostei bastante, nunca passei por isso, e foi bom o Taz falar mais.

Qual sua opinião? Comente!

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