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Guerra!

Posted on Sep 21, 2009 in Vozes da Terceira Terra

WAR_by_Xhui9

Ilustração: Xhui9


Esta semana Marcelo, Neto, Taz e Rodolfo falam de um tema há muito esperado, combates em massa. Como fazer, e como evitá-los.

Plugue: Rolando 20.

SHOWNOTES:
[00:00] Apresentação do tema.
[03:45] A experiência do Neto.
[08:16] Os métodos do Rodolfo.
[12:50] O método do Marcelo.
[17:15] O que faz o Taz.
[20:04] Exemplo de um combate em massa fácil.
[32:59] Analisando o exemplo / qual melhor modelo?
[37:58] Como evitar que vire um jogo de tabuleiro.
[44:31] Resumo.
[46:02] «Lobisomens da Frota Estelar» por Renato de Recife.
[51:35] Encerramento
[53:49] Vozes de Fundo.

LINKS CITADOS:
Blog Vorpal, «Livros de destruição em massa!»
Nitrocast especial 2 parte 1 (sobre Darksun)
Sessão 8 Darksun

Nossa trilha sonora é cortesia de MARCOS KLEINE. Para conhecer mais o artista, acesse MarcosKleine.com.br

Depois de ouvir, diga o que achou desta sessão em nossa área nos fóruns TPK Brasil.

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10 Comments

  1. Valeu por lembrar a seção que você fala do paladino!

    Gostei do tema, as dicas foram diretas, mas o melhor foi a narração dos jogos de vocês! Rodolfo… queria jogar na sua mesa! Foi escatológico, mas bem real!

  2. Cara o podcast de vocês é fera demais!
    Estou reunindo (forças?) informações para narrar uma campanha no cenário de Tormenta e tou pegando altas dicas com vocês. Fera demais! Parabéns moçada e continuem o trabalho!

    A sessão dos Lobisomens e tropas estrelares ficou filé também! Abração! \o

  3. E ae povo?

    Acabei encontrando v6 pelo ZBcast, eu acho.
    Bom, tenho que admitir que, ouvindo os episódios sobre Tempo e viagens temporais, não fiquei muito empolgado, pq achei meio massante e tals. (notem, falei massante não ruim. As informações foram úteis, mas ficou meio chato)

    Mas dando uma chance a quem faz podcast de RPG.
    Ouvindo esse episódio sobre guerra, vi que mordi a lingua. Muito boa as táticas de batalha em massa. Vou até retomar uma aventura de lobisomem que parei de mestrar no meio.

    Parabéns galera.

    Ps: o tech-bullshit foi foda XD

  4. Opa! Voltando depois de um tempo sem internet! Parece que apareceram mais ouvintes!

    Fala sério, Dá pra contar as palavras ditas pelo Taz… não gosto quando ele fica na sombra, o cara é muito inteligente pra isso. Sei que vcs não fazem de propósito, maaaas…

    No mais, excelente episódio, com boas dicas que eu com certeza utilizarei em breve na minha campanha (e não será o método n° 0)

    Abraços!

  5. Acho que esse episódio vai pra lista dos 3 melhores de vocês. Muito interessante e informativo.

    Nesse episódio vocês se focaram nas técnicas de narrativa do combate em massa, mas, quem sabe poderiam falar um pouco, em episódios futuros, sobre os sistemas pré-existentes e as regras usadas para esses combates, a sistemática mesmo, as técnicas usadas nas roladas de dados para manipular os exércitos, as empresas que já tentaram lançar mecanismos que já visavam esse tipo de evento e coisas assim.

    Ia ser bem legal. Sei que o AD&D e o Exalted tem sistemas com regras próprias para isso, mas devem existir outros por aí, com certeza!

    Abraços e parabéns!

  6. comentário q eu queria fazer no estilingue, mas tá dando erro toda hora:

    Parabéns pro Marcelo e pra Luciana, Felicidades!

    E este (michael Crichton) e o episódio do Terminator estão entre os meus favoritos do Estilinge!

  7. Com relação a este episódio do Vozes
    adorei, muito bom. Fiquei imaginando a carnificina do combate em massa de Lobisomem vs Lobisomem

  8. Muito bom! Algo que pensei enquanto vocês falavam, é no exército como um efeito de área. A “muvuca” de dois exércitos se enfrentando pode ser interpretado como um terreno de movimentação difícil, que também pode incluir alguma jogada de ataque aleatória para simular impurrões, espadadas, flechas perdidas, etc. Se um personagem é um comandante, seus comandos poderiam ser interpretados como poderes (“invocar saraivada de flechas”, “chamar soldado” e por aí vai). Poderia até quando, por exemplo, um mago conjurasse uma bola de fogo, aquela região ficasse temporariamente livre do efeito, pois o exército naquela região seria morto/fugiria.
    Assim somente os oponentes que os jogadores estiverem interessados em enfrentar seriam de fato npc’s, e o resto seria esta zona de efeito. Me parece que esta implementação seria mais fácil no D&D 4ª edição, porém certamente seria possível em outros sistemas.

  9. Muito BOM!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Danos aleatorios foi o melhor mesmo!

  10. Meio atrasado, mas acho que ainda vale… comecei hoje a escutar o podcast de vocês por indicação do Rolando 20, e curti bastante. Escolhi a dedo esse ep de guerra, que caiu como uma luva pra mim, que to pra mestrar a sessão final de uma campanha de anos, onde um combate em massa acontece pra salvar a cidade dos personagens, e andava sem idéia de como rolar isso.

    No nosso grupo usamos há anos um sistema de avaliação rápida de resultados de combates assim baseado em uma regra do GURPS Conan, onde uma jogada é feita pra ataque, e outra pra defesa… adicionam-se alguns modificadores, pro caso de estratégias mais bem pensadas ou uma desvatagem numérica, por exemplo, e só. Baseado nos resultados o mestre descreve por cima o que aconteceu ali. “Você se destacou como feroz, salvou um tenente de tal jeito, mas como sua jogada de defesa foi fraca, você se descuidou e recebeu um ferimento grave que te tirou de combate rápido, blá blá blá”. É um sistema que funciona muito bem quando a performance dos jogadores não vai interferir nos resultados gerais do combate, como que exercito vence, ja decidido pelo mestre. Esse sistema foi adaptado pra tudo que a gente jogou por aqui, de outras ambientações do gurps mesmo até Lobsomem. Eu tentei pensar em como transpor isso pra D&D, mas as diferenças das formas de ataques das classes acabou complicando demais um calculo balanceado disso, e há algum tempo venho pensando em como trabalhar a situação.

    Vinha pensando em tratar as fileiras em choque como uma dungeon em movimento, cada área com um tipo de ameaça, e um tempo de duração daquela configuração especifica.. vou implementar algo do que ouvi aqui também, e depois volto pra contar.

    Bom, tão de parabens aí, valeu!

    falow!

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