Podcast: Play in new window | Download (Duration: 1:37:58 — 90.1MB) | Embed
“Opinião é igual a…”
O Escudo do Mestre volta à suas origens com um episódio especial para mestres e jogadores iniciantes (ou não!). Nesta segunda parte, VÃtor (@Kapiwara) e Guilherme “Xezz” (@Ravvena) colocam a mão na massa e exemplificam a CRIAÇÃO DE PERSONAGEM!
Um método estruturado ou algumas dicas caóticas? É possÃvel criar um personagem sem objetivos? Vale à pena começar um jogo com um punhado de números sem história?
Nota: tivemos um problema com o áudio do VÃtor neste episódio. Apesar de nossos esforços, os ouvintes vão notar uma sensÃvel queda de qualidade em alguns pontos. Pedimos desculpas pelo inconveniente.
Links:
Fanpage do Escudo do Mestre
Dúvidas? CrÃticas? Mas esse 8 vai no Carisma com certeza! Hit Us! escudodomestre@email.com
Se for comprar alguns dos produtos citados neste show, considere usar os links abaixo. Ganhamos comissão pelas vendas:
Muito bom o episódio. Quero comentar aqui que o método de criação do Xezz é muito interessante e puxa bastante do lado que o Storyteller apresenta no livro de Vampiro 3a edição (que eu aplico, em maior ou menor intensidade em todas as minhas mesas), onde ele pede pra pensar nos conceitos do personagem, no comportamento e deixa diversas perguntas que ajudam a construir o personagem, acho um modelo muito interessante e aberto a ser utilizado com maior ou menor profundidade dependendo do sistema, expectativa dos jogadores, etc.
Mais um podcast incrÃvel! Muito bom ouvir vocês falarem sobre meus amados D&D 4a edição (gostaria muito de saber qual a experiência do Guilherme com o sistema, muito discriminado aqui no Brasil), Warhammer (tenho a 2a edição do WFR), L5R 4a edition, etc
Em relação a criação de personagens, sempre marco um dia exclusivo pra isso na minha casa e preparo algumas questões para meus jogadores responderem levando em consideração ao cenário de campanha:
* Com qual tipo de personagem você quer jogar?
* O que o seu personagem mais deseja? O que ele quer com isso?
Além disso, também incentivo a criação de peculiaridades para ajudar na interpretação dos personagens. Considero que preciso de algumas informações para construir as aventuras para os personagens e que os próprios jogadores precisam de um norte que guie e facilite a interpretação. Dou a sugestão também de usar alguma foto para inspirar a criação de algum personagem.
É muito interessante trabalhar com os jogadores a questão de seus personagens já se conhecerem antes da aventura começar.
Não conhecia o método dos 5 PQ´s para a criação de npc´s, irei usar.
Enfim, curti demais o podcast, continuem porque a existência de vocês faz sentido a acrescenta algo de bom 🙂
Estou jogando Pathfinder com um Bucaneiro caótico, canastrão e zoeiro, tira sarro com todo mundo e é meio o alÃvio cômico da galera mesmo tendo as piores piadas (propositalmente).
Na primeira oportunidade ele vai trair o grupo e roubar tudo deles 😀
Passei aqui pra ver se por acaso tinha saÃdo cast novo e meu iTunes que tinha comido bola…
🙁
Excelente episódio! Vou mostrar para todos os jogadoras da nossa mesa no PNP.
Muito legal a continuação… gostei das dicas!!
voltem a fazer a CULAPA DO TROVÃO!!!
muito legal ver vcs saindo fora da caixa!!
Vitor cuidado, ficou gravado que você quer que os ouvintes encham o SACO…hUAahUHAuhaH
PS: TERMINEI A MARATONA ESCUDO DO MESTRE EM MENOS DE UMA SEMANA!!!!!xODDDD