Podcast: Play in new window | Download (Duration: 1:03:46 — 60.5MB) | Embed
“Sabe o que me irrita?”
O Jogador de RPG.
Para o mestre, uma figura que traz um misto de amor e ódio (ou ódio e ódio, dependendo do dia), afinal é impossÃvel viver com ele e muito menos sem ele.
Mas e se você pudesse fazer diferente, Mestre? E se pudesse juntar tudo aquilo que ama nos seus jogadores e também eliminar tudo aquilo que lhe faz ter vontade de arrancar os cabelos e se perguntar “por que raios eu ainda perco tempo com isso?”?
E se você pudesse montar o “Jogador Perfeito”?
Nesse episódio, Vitor (@Kapiwara) e Guilherme “Xezz†(@Ravvena) deixam os panos quentes de lado e soltam o verbo sobre tudo aquilo que jogadores já fizeram (e ainda fazem!) com eles e que lhes tiram a paciência!
Chegar atrasado? Não saber as regras? Discussões fora de hora? Nenhum tema é pequeno ou grande demais para este devaneio!
Ouça já! (Mais importante: mostre para os seus jogadores!)
Links:
- Fanpage Escudo do Mestre
- Conheça o Audible e ajude a 3ª Terra!
Dúvidas? Reclamações? Sugestões? Hit Us! escudodomestre@email.com
MAIS UM EDM! E uma imagem de Ghost in the Shell (ou eu estou enganado?)! Nossa, que dia bacana está sendo este.
Sensacional, muito bacana. Por vários motivos que vocês citaram e mais alguns outros meu grupo de 6 pessoas foi reformulado e atualmente conta com 4 pessoas e hoje está bem melhor. Tomara que vocês façam a parte 2, muito bom mesmo.
Mais um EDM! Que ótimo! Estou muito feliz, é meu podcast preferido! Tinha acabado de indicar um episódio antigo pra um cara no facebook.
Boa referencia se desse para fazer os jogadores como fazemos os androids… acho que sou na vibe de vocês, eu me irritava com torre dados.
MAMILOS!!!
Vocês disseram que iam largar os panos quentes, mas acho que faltou ódio ainda…
Brincadeiras a parte, é muito fácil concordar com essas caracterÃsticas do “Jogador Perfeito”, e mesmo assim houveram algumas poucas diferenças entre vocês dois. Isso se dá também pelo estilo de jogo (sistema) e estilo de narrativa que cada um faz, mas definitivamente pontualidade, conhecimento do sistema e pró-atividade são obrigatórios em qualquer “Jogador Perfeito”.
Seria interessante nos comentários cada um descrever seu jogador perfeito, tem muitos artigos interessantes no Geek&Sundry e outros portais gringos geeks. Aqui vai meu top5 caracterÃsticas:
– Conhecimento do Sistema: ao jogar, um jogador precisa saber pelo menos as regras básicas e as que são pertinentes ao seu personagem. Não obrigue o mestre saber de tudo, e o mais importante – não cague regra! – Isso não é usar ‘regra de ouro’.
– Pontualidade: chegar cedo e avisar com antecedência se não vier. Como dito no cast.
– Participação fora-da-mesa: além de mestre sou geralmente anfitrião, então sempre é bem vindo ajuda para lavar a louça ou arrumar a sala depois de uma sessão de jogo.
– Respeite os outros jogadores: tem outros jogadores e um mestre querendo se divertir também. Não exija o holofote só pra você nem que o jogo só aborde o que o seu personagem é bom.
– Entender a proposta: tão importante quanto saber as regras é bom saber o tom do jogo para ter e dar aos demais jogadores e mestre uma maior imersão.
Mas na próxima vez que forem destilar o veneno, chama o Márcio Fioritto ou alguém do DMs Dirty Talk, se é que o Escudo do Mestre aguenta tanta podreira!!!
Gostei muito do episódio!
A discussão de vocês foi muito construtiva e profunda, indo muito além das piadinhas e rancor.
Gostaria muito de comentar ponto a ponto de cada argumento usado, mas não tenho tempo.
Sou bastante a favor de mais uma continuação, se quiserem chamar um convidado para falar mal dos jogadores por que não o DM Rafael do podcast Holocast que também é da Terceira Terra? Ele a não muito tempo fez um podcast falando mal de “Jogadores Escrotos” e ainda deve estar com a lÃngua afiada…
Continuem com o ótimo trabalho!
Jogador perfeito é aquele que se diverte sem atrapalhar a diversão alheia. Qualquer exigência além disso é pura preguiça do mestre.